Você sabia que a banana traz vários benefícios?

Janeiro de 2017 Nutrição, Saúde

Você gosta de banana? Como? In natura, assada, frita, com aveia e mel, na salada de frutas, na vitamina, amassada com leite em pó?…
O que você pode não saber é que essa saborosa fruta, tipicamente tropical, possui, da casca à polpa, muitos benefícios para a sua saúde.
Confira esses benefícios que vão fazer aqueles que não gostam de banana a pensarem duas vez antes de negarem comer a fruta.

Os benefícios da banana

banana-belezaA banana é uma fruta rica em potássio, fibras e vitaminas C, A, B1, B6 e B12. É também rica em cálcio, ferro, magnésio e ácido fólico. Além disso, contém três tipos de açúcares naturais que, combinados, proporcionam muita energia ao organismo: a sacarose, a frutose e a glicose.

Pode ajudar pessoas com depressão: a banana contém serotonina, que ajuda a manter o bom humor e a relaxar.Ajuda a combater a anemia: como afruta contém ferro, estimula a produção de hemoglobina.Ajuda a abaixar a pressão arterial: como é rica em potássio e contém pouco sal, a fruta é muito boa para pessoas que têm pressão alta.

Ajuda na constipação intestinal: como a banana é rica em fibra, ajuda no trânsito intestinal, auxiliando a resolver problemas de constipação intestinal sem que seja necessário o uso de laxantes. Entretanto, a banana prata prende o intestino. Pessoas com problemas de constipação devem optar pela banana caturra.

Acalma o estômago: a banana é uma fruta que ajuda na digestão, ao contrário de algumas outras que são indigestas.Ajuda a combater o cansaço: comer banana entre as refeições ajuda a manter os níveis necessários de açúcares no sangue, ajudando a combater a fadiga.Acalma o sistema nervoso: como é rica em vitamina B, a banana age positivamente no organismo com relação ao cérebro.

Regula a repartição de água no organismo: a fruta ajuda na normalização dos batimentos cardíacos e, consequentemente, na ida de oxigênio para o cérebro, o que ajuda na repartição de água no corpo.

Ajuda no estresse: uma pessoa estressada tem os níveis de potássio diminuídos no organismo. Como a banana é rica em potássio, ajuda no reajuste dessa substância.Diminui câimbras: como é rica em vitaminas B6 e B12, a banana ajuda a eliminar as câimbras.

Ajuda ex fumantes: os componentes da banana ajudam a diminuir os efeitos da falta de nicotina no organismo, o que é muito bom para quem parou de fumar.

Ajuda a curar a ressaca: quando uma pessoa ingere bebida alcoólica, vai muito ao banheiro para urinar e, nisso, ela acaba eliminando uma grande quantidade de potássio. Como é rica dessa substância, a banana ajuda a fazer a reposição e a curar a ressaca.

A casca da banana

Além da polpa, a casca da fruta também possui vários benefícios para:

Para clarear os dentes;Para ajudar a remover verrugas;Para consumir na alimentação;Para o tratamento de espinhas;Para ajudar a diminuir as rugas;É um bom analgésico natural;Para auxiliar no tratamento da psoríase;No tratamento de mordidas de insetos;Para fazer calçados de couros ficarem brilhantes;Para ser usada como fertilizante ou adubo
Adicione a banana à sua alimentação e desfrute desses vários benefícios. Mas, atenção, o consumo exagerado pode trazer malefícios. Consuma em média duas bananas por dia.
Gostou do artigo? Mostre a amigos e família e não deixe de comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *